terça-feira, 3 de junho de 2014

IDOSOS SÃO RESGATOS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO EM PORTO ACRE

IDOSO MEXE EM COMIDA DESPEJADA NA CAMA

Um idoso de 69 e sua irmã, de 68 anos foram resgatados de uma chácara na estrada para o município de Porto Acre, a aproximadamente 78 km de Rio Branco, onde estariam sofrendo cárcere privado e maus-tratos. A operação de resgate foi realizada na última sexta-feira (30) após denúncia anônima em uma ação conjunta do Ministério Público do Acre (MP-AC) e Polícia Civil, mas só foi divulgada nesta terça-feira (3).

De acordo com o Ministério Público do Acre, na casa, além dos idosos, foram encontradas ainda dois menores, uma menina de seis anos e um bebê de seis meses. Todos estavam sozinhos no momento da abordagem, já que os responsáveis haviam saído de casa.

Uma mulher que seria filha da idosa e sobrinha do idoso foi presa em flagrante junto com o marido e de acordo com o delegado Fabrizzio Leonard, que participou do resgate, os dois deverão responder por cárcere privado, maus-tratos a idosos e abandono de incapaz. "Estou convicto que deverá ser decretada a prisão preventiva deles, dada a gravidade do caso", comenta.

O delegado diz que o casal recebia os benefícios dos idosos, que segundo ele possuem Alzheimer, mas não dava assistência. Em depoimento à Polícia, os suspeitos teriam negado os maus-tratos.

"Para eles [os suspeitos] aquilo era situação normal, porque recebem pouco dinheiro e não têm auxílio de outros familiares. Sendo que ela recebe dois salários mínimos, um de cada idoso e nunca recebeu ajuda de órgãos públicos", ressalta.

 EQUIPE DO MINISTÉRIO PÚBLICO E POLÍCIA CIVIL PULA MURO PARA FAZER O RESGATE

'Coisa de filme de terror'
Os idosos viviam na casa há aproximadamente seis meses e segundo Leonard, o senhor estava em situação de maior gravidade, já que ele foi encontrado isolado em uma casa a aproximadamente 10 metros de distância da residência principal, na área externa.

"O senhor estava abandonado em uma casa nos fundos, isolado, guardado em um quarto. Coisa de filme de terror, maus-tratos, abandono completo. Junto da comida, tinha fezes, comida estragada, ele estava deitado em cima de um colchão sem forro, sem água, sem nada", relata.

Já a senhora de 68 anos estava em um quarto dentro da casa principal, mas também em situação precária. "Havia um forte cheiro de urina e fezes no quarto e ela estava deitada em uma cama com lençol, mas como se estivesse abandonada", denuncia.

Segundo o delegado, o senhor que estava em situação de maior debilidade foi encaminhado para receber atendimento médico, já a idosa foi enviada para um abrigo na capital. Os menores também foram apreendidos, mas foram encaminhados para a casa de parentes.

"Os familiares agora para rever a tutela desses idosos terão que requerer judicialmente porque o Estado tomou conta deles", explica.

Fabrízzio Leonard diz que agora a Polícia vai investigar outras situações que podem ter ocorrido no período em que os idosos ficaram sob tutela do casal preso. "Vamos apurar todos os fatos envolvendo esses idosos, porque as crianças não aparentavam maus-tratos", finaliza.


 IDOSA TAMBÉM FOI RESGATADA.



     FONTE: SITE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar em nossos arquivos